Ler introdução completa

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de
Deus para todo o sempre. Salmo 52:8

sábado, 8 de outubro de 2011

É tempo de florescer! (A história de uma orquídea)

  

Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.  Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto. Jeremias 17:7-8



Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. Pois toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre.
1 Pedro 1:23-25




Sempre ouvi falar que as orquídeas florescem somente uma vez ao ano. Em outubro do ano passado, minha mãe veio nos visitar e, antes de ir embora, deu-me uma bela orquídea de presente. Um flor linda e alegre, de cor violeta intensa com rajadas de branco.

Estávamos numa fase de adaptação, com a Vitória em casa conosco há poucos meses, começando a comer novos alimentos, e eu ainda não sabia direito onde e como levá-la para as terapias e médicos. Havia muitos desafios e às vezes eu me sentia cansada e preocupada. Vi naquele presente de minha mãe um desejo de nos trazer ânimo e alegria.

A orquidea estava cheia de flores e botões, e permaneceu radiante e florida por mais de três meses, até mais ou menos início de janeiro deste ano.
 
Fiquei triste ao perceber as flores murchando e caindo. Mas, para minha surpresa, pouco depois de elas caírem, começou a surgir um novo raminho de onde se desenrolaram novos botões. Que sorte, pensei, ela está florescendo pela segunda vez neste ano! E aquelas novas flores duraram até março. 

Mas se não bastasse, assim que murcharam, surgiram novos botões que desabrocharam e permaneceram floridos até junho! Que privilégio, pensei eu, uma orquídea que floresceu três vezes em um período menor de um ano. Elas trazem tanta beleza e alegria à casa e seria tão bom se ficassem floridas o ano todo. Mas esta orquídea já floresceu duas vezes a mais que o esperado.

Qual foi meu espanto ao ver que, em julho, novamente mais flores surgiram e permaceram abertas até setembro. Como pode? Eu não fiz nada para merecer estas flores. Não adubei, não usei de qualquer recurso especial que não fosse somente regá-la uma ou duas vezes por semana, e tenho aqui uma orquídea que floresce pela quarta vez em um único ano. Agora sim, devo esperar que ela fique sem flores até o ano que vem.
 

Quando, no final de setembro, logo após as últimas flores caírem, vi crescer um novo raminho trazendo vários botões, percebi que esta orquídea realmente era especial. Ela permaneeu florida o ano inteiro. Foram cinco floradas e não houve um único mês em que ficou sem flores.
Pensei no amor de minha mãe por mim, no nosso amor pela Vitória e no amor de Deus por nós. Penso que a graça de Deus é assim. Quando achamos que já basta, que não merecemos mais, então Ele nos surpreende e nos presenteia com mais amor, com mais perdão, com mais bênçãos. Quando achamos que estamos sozinhos, Deus manifesta o seu amor por nós, colocando em nosso caminho pessoas que nos amam, e esperando que também possamos amar outras pessoas em seu nome.


Assim também é o amor de uma mãe por um filho. É constante durante toda a vida, quer na gestação, quer na infância, ou já na vida adulta. Quer na presença, quer na ausência de um filho, nos desafios da criação ou na saudade da partida.

Assim como uma orquídea que floresce o ano inteiro é um milagre, uma vida florescer a cada novo dia durante anos a fio também é.

Mas, nesta última florada, algo diferente aconteceu. Percebi que a orquídea estava cheia de pó e, enquanto mexia delicadamente em suas folhas, toquei sem querer nos botões e fiz com que um deles caíssem. Com pesar vi que aquele botãozinho não mais floresceria. Alguns dias depois, duas lindas flores desabrocharam e junto delas um pequeno cabinho onde deveriam estar o botão que derrubei. Agora eu tinha uma orquídea especial, com a marca de uma perda, mas ainda assim com duas flores que passaram a ser mais belas ainda.

Pensei, sem dúvida, na nossa amada filha Vitória. Que ela também está aqui conosco a florescer, a surpreender e contrariar todos que pensavam que ela floresceria por pouco tempo. Nós sempre a amamos, mas entendemos que não merecemos tamanha bênção. Sua vida é demonstração da graça e da bondade de Deus e certamente tem um propósito muito especial.
Com alegria vejo que nossa princesinha está florescendo a cada novo dia, como um botão a se abrir e revelar mais beleza, onde pensávamos que já havia beleza o bastante para uma única flor.

Espero que, por meio dela, a esperança e a confiança em um Deus vivo e próximo floresçam também na vida de muitas outras pessoas!


rolando e florescendo

os tombos também fazem parte da nossa história e fazem com que cada nova vitória seja mais bonita!

o impossível se tornando possível

12 comentários:

  1. LINDAAAAA!!!
    VOCE É UMA FLORZINHA MESMO, A MAIS LINDA DO JARDIM! E EU TE DESEJO MUITAS PRIMAVERAS! UM BEIJO NO SEU CORAÇÃO MENINA GUERREIRA! PRINCESA VITORIA...

    ResponderExcluir
  2. Nossa me emocionei com o teu texto é divino, escrever com um sentimento que impossìvel não senti-lo. Realmente creio em todas as tuas palavras, tua família é muito abençoada.Com essas duas flores sempre florescendo, por que a Vitória é a mais bela das flores.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. A florzinha de vocês é muito linda e está crescendo e se desenvolvendo maravilhosamente.

    "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça."
    Isaías 41:10

    ResponderExcluir
  4. Joana,
    Que linda comparação!
    A Vitória realmente é uma linda flor!

    ResponderExcluir
  5. Vamos Vitória! QUe nós estamos orando por você...está muito fofinha e ganhou um lugar especial no meu coraçao...Um beijinho na buchecha...Que Deus te abençoe...Célia Santos

    ResponderExcluir
  6. Joana
    Onde há Fé
    Há Amor
    Onde há Amor
    As Flores Florescem o ano todo.
    Em seu Lar há muito amor, tudo Florescerá sempre.
    Beijo Grande em Todos e Fiquem com Deus.

    Rosa e Familia

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia Joana!
    Que pena que não saiu o comentario que fiz aqui ontem , me emocionei mu]to e sinceramente fui as lagrimas , e já estava com dificuldades de escrever pois como vc sabe possuo cinco por cento de visão , meu comentario foi mais ou menos assim, que realmente a orquidea que sua mão os presenteou colocou muito amor e carinho , tenho tbem alguns vasos de orquideas , as amo muito , mas florescem o maximo duas vezes ao ano , e sua orquidea floresceu o ano todo com certeza é realmente especial , sua mãe depositou ali tanta esperança e o amor com muita força e com o coração todo desejando que vcs pudessem ficar alegres e felizes enfeitando um pouquinho o dia a dia de vcs, e qdo vc diz que a Vitória todos os dias floresce foi o maximo , que maravilha existir pessoas como vcs que conseguem enxergar e agradecer e glorificar a Deus essa oportunidade de estarmos acompanhando essa evolução e essa floração tão linda e esse exemplo para toda a sociedade e mostrando a bondade de nosso Pai Maior e Amor que Ele tem para conosco , Um gde bjo


    Marilene e Camila

    ResponderExcluir
  8. Cada dia que passo neste blog, mais me surpreendo com duas palavras.
    A Vitória é um anjo e Deus a enviou na casa certa, para viver rodeada de amor e carinho!
    Abraços. Q Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
  9. Prezada Joana!!

    Acabei de ler a sua história da orquídea, e achei linda, maravilhosa, meus olhos molharam de emoção! O seu amor por Vitória é lindo !!!! Que Papai do Céu abençõe você e Vitória!! beijos pra você e pra Fofurinhaaa!!!
    Mônica

    ResponderExcluir
  10. Joana vc escreve muito bem!! sua palavras tocam na nossa alma e muito lindo e emocionate ler o que vc escreve.Quando conheci seu bog que li aquele post a lição do tic tac chorei feito criança ele e lindo o meu preferido. Vc pode ter certeza que vc ajuda muito a todos nos com sua força, determinação, e fé..Passo aqui todos os dias vou fã da vitória que ta linda demaissssssss!! Na nossa familia também temos um principe mais que especial o nome dele e Pedro um milagre de Deus também. A minha irmã e leitora do seu blog eu que indiquei ela ama e aprende muito aqui também.. bjus Sílvia-mt

    ResponderExcluir
  11. Querida Joana,

    Como sempre as suas palavras nos leva a refletir. Sempre tocada por Deus para falar sobre o amor...
    Esse amor incondicional pela Vitória.
    Que Deus possa te usar mais e mais para ajudar outras familias e pessoas que necessitam conhecer mais a palavra de Deus e sobre o seu amor por nós...
    Fica Com Deus.
    Mande um forte abraço ao Marcelo e a Vô Cida.
    E um xero muito especial para a minha princesinha.
    Com carinho da titia Claudinha e da priminha em Cristo Jesus Mariana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita ao nosso blog. Comentários são bem-vindos e muito especiais! Por favor confira algumas orientações antes de deixar sua mensagem:

1) Este blog é um registro pessoal de nossa vida com nossa filha Vitória, que viveu conosco por 2 anos e meio após a gestação. Ela faleceu em julho de 2012.
2) Comente de maneira séria e respeitosa. Mensagens ofensivas ou desagradáveis irão p/ a lixeira.
4) Infelizmente nem sempre consigo responder todas as mensagens que recebo, mas leio a todas com muito carinho.
5) Se você está vivenciando ou vivenciou uma gestação de um bebê com acrania e anencefalia, temos um grupo muito especial de apoio no Facebook onde você será bem-vindo: www.facebook.com/groups/acraniaeanencefalia (copie e cole este endereço em sua barra de endereços da internet)
6) Se preferir, contate-me pelo e-mail joanaschmitz@yahoo.com.br

Muitíssimo obrigada por sua compreensão e respeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...